sábado, 27 de março de 2010

27 de Março, FERIAS

Semana de 22 a 25 de Março de 2010

Esta semana foi muito boa pois era a última semana de aulas por esse motivo adorei.

Dia 26 de Março, 22º dia de estagio

Não compareci ao estagio por motivos de saúde

terça-feira, 23 de março de 2010

19 de Março "DIA DO PAI"



O Dia do Pai é comemorado em Portugal com grande alegria e entusiasmo no dia 19 de Março. É nesta data que os portugueses aproveitam para expressar todo o afecto e gratidão que têm para com os seus pais, e a maneira mais comum de demonstrarem todo este carinho vem normalmente em forma de presente.

Bebes mesmo engraçados looooool

Dia 19 de Março 21 dia de estágio.

Neste dia de estágio foi bom pois de manha brinquei muito com os bebes pois eu adoro-os a todos porque são todos muito fofinhos. A tarde não foi pois por motivos pessoais

sábado, 20 de março de 2010

Semana de 15 a 19 de Março 2010

Durante esta semana correu tudo muito bem, pois andamos a fazer alguns testes pois o segundo período esta acabar.
As aulas foram todos bem passados, apesar de vez enquanto haver aulas de que gosto mais e outras que não.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Filosofia para Crianças

O que é a Filosofia para Crianças?


A Filosofia para Crianças (FPC) é um programa de desenvolvimento do raciocínio que proporciona através da prática do diálogo, o desenvolvimento cognitivo, afectivo e social, das crianças e dos jovens, nomeadamente a nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, falar e o agir.

Em simultâneo, a FPC é também um instrumento para o desenvolvimento de disposições e atitudes conducentes a uma melhor inserção social das crianças e jovens, futuros cidadãos de uma sociedade democrática, num mundo em rápida mutação, em que a globalização coloca novos desafios.

No cerne encontra-se a noção inovadora de “comunidade de investigação” aplicada à educação, que na sua transposição prática assegura os valores da cooperação, tolerância, respeito mútuo, solidariedade e autonomia nas relações de todos os envolvidos na busca de conhecimento. Aprender a pensar melhor e de forma autónoma, é aqui um conceito central, tal como o é a busca do conhecimento de si mesmo.

Defendendo uma abordagem reflexiva da educação, que valoriza o potencial de apropriação e produção de conhecimento das crianças e jovens,- quer em relação a si mesmos, quer em relação ao mundo em redor,- a FPC enquadra-o na perspectiva mais vasta da formação global do individuo, em que a filosofia tem um papel integrador.

A constatação do professor Matthew Lipman, criador do programa de FPC, de que uma criança tem muito a aprender com os adultos, tal como os adultos aprendem muito com as crianças, acentua o carácter de disponibilidade intelectual e de abertura que é preciso ter por parte de quem quer fazer filosofia com crianças e jovens, sem esbater a sua responsabilidade pedagógica e científica.

Acentua ainda a vertente da educação entendida como uma tarefa conjunta: ao dar voz às crianças e jovens, de uma forma simultaneamente responsável e lúdica, a FPC torna-os participantes activos na própria educação.




Porque hão-de as crianças e jovens fazer filosofia?


Matthew Lipman, ao “reestruturar a filosofia para uso das crianças e dos jovens”, tornou possível a sua participação num diálogo filosófico, praticado numa linguagem comum, em articulação com todo um manancial de ideias, de teorias e de problemas, conversados ao longo de séculos, sob diferentes ângulos e que fazem parte da história da filosofia.

Numa sala de aula convertida numa “comunidade de investigação”, (ou num ambiente não formal) as crianças e jovens, que convivem com os personagens que habitam a história filosófica destinada à sua faixa etária, desenvolvem todo um conjunto de competências de pensamento (raciocínio, investigação, tradução, etc.) e de atitudes que, naturalmente, vão transferir para as outras disciplinas e se revelam vantajosas na sua vida quotidiana. Por exemplo:

· aprender a ouvir

· fazer perguntas cada vez mais pertinentes;

· verbalizar melhor;

· descobrir o valor das ideias, suas e dos outros;

· ganhar consciência do seu próprio pensamento, estruturando-o;

· tomar em conta várias perspectivas;

· ganhar autonomia do pensar e desenvolver uma consciência ética;

· saber ajuizar: autocorrigir-se, usar critérios apropriados e ser sensível ao contexto;

· expressar-se criativamente: transcender-se, ter em conta os critérios e o contexto;

· descobrir os vários tipos de relação entre pensar, falar e agir;

· desenvolver a capacidade de cooperação, estimular o respeito mútuo, melhorar a auto- estima;

· explorar e construir conceitos;

· estimular a apetência pela leitura, aprender a ler em profundidade, expandir o vocabulário;

· desenvolver a capacidade de escrita e o raciocínio matemático

· enriquecer-se com a diferença – com modos de ser, pensar, agir que não são os seus.




Como fazer filosofia com crianças?


A condução de um diálogo filosófico com crianças e jovens é uma arte. Como tal é algo que exige uma preparação adequada. Não se trata de ensinar filosofia, mas de fazer filosofia. A formação tem isto em consideração.

Para realizar cabalmente esta tarefa educativa não basta o acesso aos materiais. Independentemente do grau académico e área profissional de ensino, importa num primeiro passo, aprender a usar criativamente os materiais, - histórias filosóficas e manuais de apoio ao professor, - e a interiorizar a metodologia.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia 12 de Março, 20º dia de estágio

Neste dia quando cheguei a instituição estavam os bebes a brincarem pois adoram estar a brincar e que ao mesmo tempo lhes demos muito atenção.
A bebe Inês já anda muito bem, pois agora corre pela sala e desarruma tudo, mas ta na altura das descobertas novas para ela o que é muito bom. Também fiquei a saber que já diz “mama e papa” com intenção o que é muito bom.
O bebe Martim já gatinha pela sala inteira, pois agora também já quer brincar como a Inês e o Dinis grande.
A meio da manha chegou o Dinis grande que também já corre muito bem, e que adora brincar com a Inês, apesar de as vezes se chatearem por causa dos brinquedos.
Alguns bebes foram dormir um pouco pois alguns ainda precisam descansar a meio da manha, eu deixei o João e a Inês dormir, pois mete-se na cadeirinha com a fralda de pano e abanamos um pouco e deixam-se logo dormir, pois principalmente o João adora dormir.
Lá por volta do meio-dia dei a sopa alguns bebes, e a alguns ajudei a dar o segundo prato pois os mais crescidos já comem o segundo.
A tarde brinquei muito com eles e deixei dormir alguns bebes, também dei o lance a alguns.
Neste dia a Inês estava muito mimada pois só queria o meu

Semana de 8 a 12 de Março

Esta semana foi de muito trabalho pois pode-se dizer que não faltei as aulas.
A exp.p acabei os desenhos para a ilustração da história que fizemos, o professor pediu três e eu fiz quatro.
A psicologia realizamos um teste, que eu acho que não me correu muito bem, pois faltei a aula que a matéria foi dada, apesar de ter estudado com a Patrícia não me correu muito bem.
A educação física, não se realizou a aula pois, estava á chover muito.
A ECDM o meu grupo apresentou o teatro, o que correu muito bem apesar de o espaço não ser o adequado. Vestimos a roupa, que é muito engraçada, montamos o cenário que não foi muito enriquecedor e escolhemos a música para a coreografia que apresentamos no final do teatro.
A T.P.I.E continua a trabalhar na maleta, pois é a última semana, e a nossa “Maleta dos Sonhos” esta um pouco atrasada.
A ING correu tudo bem pois estamos sempre a trabalhar pois, a professora não nos da hipótese de descansarmos um pouco.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Hemorragia nasal




Considerações:
A presença de um grande número de pequenos vasos sangüíneos torna o nariz particularmente vulnerável aos sangramentos.

O ar que se move dentro do nariz pode secar e irritar as membranas mucosas. Isso forma uma crosta que sangra quando removida ao se esfregar, cutucar ou assoar o nariz.

A maioria dos sangramentos nasais está associada a pequenas lesões no nariz, ou aos resfriados comuns.

As hemorragias nasais ocorrem com maior freqüência durante o inverno, quando os vírus são comuns, e o ar aquecido do interior das residências seca as narinas. Uma casa mais fresca e um vaporizador, para devolver a umidade ao ar, ajudam muitas pessoas com hemorragias nasais freqüentes.

Causas comuns:

cutucar o nariz
trauma (como um nariz quebrado) ou irritação
assoar o nariz com muita força
nas crianças, um objeto estranho alojado no nariz
rinite alérgica
espirros repetitivos
infecção das vias respiratórias superiores (veja doenças respiratórias específicas)
barotrauma
irritantes químicos
medicamentos (como os anticoagulantes ou os antiinflamatórios)
cirurgia facial ou nasal
Obs.: pode haver outras causas para este problema. Esta lista não menciona todas elas e sua apresentação não está em ordem de probabilidade. As causas deste sintoma podem incluir, indiferentemente, doenças e medicamentos. Além disso, essas causas podem variar com base na idade e sexo da pessoa afetada, assim como nos aspectos específicos do sintoma como: características, evolução, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas. Utilize a opção Análise de Sintomas para explorar as explicações possíveis para a ocorrência deste distúrbio, seja isolado ou combinado com outros problemas.

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR, 15 DE MARÇO


Ocorre a 15 de Março o «Dia Mundial dos Direitos do Consumidor», uma comemoração de elevado interesse cívico, já que expressa o pleno reconhecimento e vivência do respeito pela cidadania, que é uma das bases activas e expressão da própria Democracia. Todos nós, nas mais diversificadas e expressivas áreas, somos, potencialmente, consumidores, seja-o de serviços, de produtos, etc. e com a plena realidade de tal acontecer a cada instante do nosso quotidiano.

Importantes avanços têm sido alcançados nas últimas décadas nesta matéria, procurando-se a garantia de defesa dos legítimos interesses dos cidadãos consumidores e a criação de um clima de confiança, que importa prosseguir e solidificar, dentro do espírito de justiça e de respeito.

Filme A Princesa e o Sapo"

Um filme lindo, que as crianças adoram ver….é um filme muito giro….vejam!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

Comentário ao poste dos imigrantes.

Depois de ter lido poste sobre os imigrantes portugueses. Cheguei a conclusão que é uma experiencia muito positiva tanto para o imigrante como para o pois que acolheu.
Mas que para muitos que vão imigrar não tem uma experiencia muito positiva o que não me agrada muito, pois são confrontados com situações de descriminação, exploração e violência.

Dia 5 de Março, 19 º dia de estágio


Não comparece ao estágio por motivos de doença.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Crianças Imigrantes


A­utoridades americanas comprometeram os direitos e a segurança de crianças imigrantes ilegais desacompanhadas detidas por eles, e regras governamentais inadequadas são parcialmente culpadas por isso, de acordo com um grupo de pesquisa baseado no Texas.

Muitas crianças foram levadas a juízes de imigração sem representação legal, algumas foram transportadas algemadas ou em gaiolas e suas necessidades médicas foram ignoradas, de acordo com um relatório publicado na quinta-feira pelo Centro de Prioridades Públicas, um grupo sem fins lucrativos.

"Não há regras consistentes. Ninguém se responsabiliza por estas crianças, por sua segurança", disse a autora do relatório Amy Thompson. "A situação é caótica".

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, que fiscaliza a imigração e as fronteiras do país, discorda do relatório. "O departamento e suas agências tratam todos os menores, inclusive as crianças estrangeiras desacompanhadas, com dignidade, respeito e preocupação com suas vulnerabilidades particulares", disse a porta-voz Laura Keehner em declaração publicada na quinta-feira.

O relatório foi compilado através da examinação de documentos da agência de imigração dos Estados Unidos, além de suas políticas de atuação e estatísticas locais, do México e Honduras.

O centro entrevistou crianças que foram apreendidas, autoridades governamentais, contratados e voluntários de organizações sem fins lucratrivos nos três países e visitou os locais nos quais crianças desacompanhadas são mantidas no Texas.

"Como você gostaria que elas fossem tratadas?"

Cerca de 43 mil crianças imigrantes ilegais foram removidas dos Estados Unidos em 2007, de acordo com o relatório. Elas foram detidas viajando sozinhas, ou com irmãos, outras crianças e adultos que não conheciam.

Entre 50% e 70% das crianças que compareceram diante de um juiz no ano passado fizeram isso sem representação legal, afirma o centro. Algumas vezes, consulados não foram notificados sobre a repatriação de crianças de seus países, uma violação de tratados internacionais, diz o relatório.

"Eu diria 'Imagine sua filha ou sobrinha de 8 anos em um país onde não falam a língua, não conhecem a cultura e estão à mercê de estranhos.
Como você gostaria que elas fossem tratadas?", disse Thompson.
"Crianças não entendem leis internacionais e fronteiras. Elas são crianças presas em algo muito maior do que conseguem imaginar".

Algumas crianças devolvidas a países que não fazem fronteira com os Estados Unidos foram algemadas durante o voo e aquelas levadas ao México foram transportadas em compartimentos semelhantes aos usados por canis. Autoridades mexicanas reportaram que algumas crianças foram devolvidas no meio da noite e levadas a fronteiras não especificadas em acordos estabelecidos pelos países.

Em entrevista, uma menina de 13 anos do México descreveu como foi machucada durante sua apreensão no verão de 2007. Ela disse que foi presa por um oficial americano que disse que ser um agente de narcóticos. O agente se desculpou mas se recusou a tirar sua algema, disse a menina.

Depois que foi levada à custódia da Patrulha da Fronteira, a menina disse que pediu um remédio contra dor porque havia passado por uma cirurgia recente no braço e o machucado causado pelo agente havia agravado o ferimento. Mas os agentes se recusaram a lhe dar algum remédio.

Quando o consulado mexicano interveio, a menina foi levada a um hospital. A atenção médica dispensada pareceu ser uma resposta à possível alegação de abuso, de acordo com o relatório.

Até 15 agências federais diferentes podem se envolver na apreensão e deportação de crianças desacompanhadas, afirma o relatório. Poucas regras foram determinadas sobre como tratar estas crianças.

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.


sábado, 6 de março de 2010

Semana de 1 a 5 de Março de 10

Esta semana foi boa, pois, recebemos o teste de sociologia e da minha parte correu bem.
A exp.p iniciou-se um novo trabalho, sobre a história que estamos a desenvolver em T.P.I.E.
A E.C.D.M continua-se a treinar o nosso teatro que é muito giro.
Como sempre no dia 5 de Março foi greve e esta escola não fez greve, mas pode-se dizer que eu fiz essa greve.

segunda-feira, 1 de março de 2010

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

A Criança Hiperativa

Como ocorre o distúrbio de déficit de atenção/hiperatividade?

Em cerca de 70% dos casos, o DDAH é hereditário, principalmente entre os meninos. As pesquisas continuam a se esforçar para encontrar porque esse distúrbio ocorre em algumas crianças, sem história familiar. Alguns fatores que podem contribuem com o risco de DDAH incluem:

• Abuso de substâncias durante a gravidez
• Tabagismo durante a gravidez
• Algumas doenças durante a gravidez
• Um trabalho de parto longo e difícil
• Falta de oxigênio para o bebê durante o nascimento.
• O cordão umbilical ao redor do pescoço do bebê durante o nascimento.

As pessoas com DDAH têm pequenas diferenças na estrutura do cérebro. Essas diferenças se situam na parte frontal do cérebro (área envolvida com o controle-próprio) e em alguns pacientes no centro do cérebro.



Quais são os sintomas?

A hiperatividade, usualmente aparece aos 2 ou 3 anos de idade ou até a primeira série. Os principais sintomas são:

• Problemas de concentração e falta de atenção. As crianças e adolescentes com DDAH mudam de atividade muito rapidamente, freqüentemente não terminam o que começaram. Eles também se distraem muito facilmente por barulhos ou outras coisas ao seu redor.

• Impulsividade. As crianças com esse sintoma freqüentemente reagem rapidamente sem pensar nos resultados. Eles também são impacientes e tendem a interromper outras conversas e começam tarefas sem nenhum planejamento.

• Hiperatividade (movimento excessivo). As crianças hiperativas são excessivamente inquietas. Quase nunca se sentam, e quando sentam, elas usualmente mexem-se ou jogam as coisas.

Sintomas comumente relacionados são:

• Dificuldade em organizar tarefas e projetos
• Dificuldade em se acalmar à noite para dormir.
• Problemas sociais por ser agressiva, barulhenta, ou impaciente em grupos.

Como é diagnosticado?

O pediatra da criança irá questionar sobre os sintomas e irá observar o comportamento da criança, com relação ao DDHA. Para diagnosticar o DDAH, deve estar claro que os sintomas persistem e interferem de forma importante na vida diária da criança. Os pais e professores da criança podem colaborar através do preenchimento de questionários, para a identificação dos sintomas na criança. A criança poderá ser avaliada por um psicólogo ou outro profissional de saúde mental, para a realização de testes de atenção e autocontrole.

Não há testes físicos tais como exame de sangue ou tomografias de cérebro disponíveis, para ajudar no diagnóstico do DDAH.

Existem 3 formas de DDAH:

• DDAH combinada. A criança apresenta todos os sintomas principais: falta de atenção, impulsividade e hiperatividade.
• Predominantemente falta de atenção. A criança tem problemas com foco e atenção. Essa forma de DDAH freqüentemente não é diagnosticada, porque a criança é muito pouco hiperativa ou impulsiva.
• Predominantemente impulsiva-hiperativa. A falta de autocontrole é o principal problema.

Tratamento

O tratamento do DDAH envolve três principais modalidades:

• Aprendizado de novas habilidades. As crianças com DDAH aprendem a lidar com situações altamente estimulantes, que as distraem e superexcitam. Elas devem aprender a estudar em lugares silenciosos e fazer pausas freqüentes. Na sala de aula elas trabalham melhor em carteiras individuais, do que em mesas coletivas. Freqüentemente um fundo musical instrumental pode também ser útil. Crianças com DDAH necessitam de mais estrutura e rotina diária que a maioria das pessoas.

• Treinamento comportamental: Programas de comportamento simples com recompensas diárias, podem ser bons para ensinar a prestar atenção por mais tempo e a se manterem assentadas.

• Medicamentos: desde 1920, alguns medicamentos tais têm sido usados. Eles são estimulantes, e parece atuar sobre áreas de autocontrole do cérebro. Esses medicamentos não deprimem as crianças, mas aumentam a auto-regulação. Cerca de 70% das crianças com DDAH apresentam uma melhora com o uso desses medicamentos. Os efeitos colaterais mais comuns são a perda de apetite e problemas para dormir. A dosagem de cada criança será ajustada gradualmente, para reduzir os efeitos colaterais. Algumas vezes, os medicamentos são usados apenas nos dias em que a criança vai para a escola.

Até quando podem ocorrer os sintomas?

Os sintomas do DDAH quase sempre perduram da infância precoce até a puberdade. Entre a puberdade e a idade adulta jovem, cerca de metade das pessoas que sofrem de DDAH tem uma redução importante dos sintomas. A outra metade pode apresentar uma mudança leve ou nenhuma mudança nos sintomas na idade adulta. Ser mais paciente e conseguir permanecer sentado são as demonstrações de melhora mais comuns.

Apoio aos pais e professores

As pesquisas têm esclarecido que a inclusão dos pais, no tratamento das crianças com DDAH, é importante para se alcançar o sucesso esperado. Os professores e diretores das escolas também devem estar envolvidos.

Em adição a terapia comportamental da criança, a terapia familiar pode ajudar a criança com DDAH e seus pais e irmãos a lidarem com os conflitos emocionais que quase sempre surgem no processo de manejo dessa condição

Free Hugs ( abraços sem custos)

Turma 11º I


A turma..... que se comparem do ano passado para este ano vai diminuindo.

Como podem ver alguns bartolos a mandar granda face....