sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Prevenção alimentar infantil

Muitas da vezes quem tem que prevenir a obesidade infantil são os pais das crianças:

Amamentar um bebe com leite materno nos seus 6 primeiros meses de vida aprende a controlar o seu apetite de uma forma natural o que ajuda com que não corra tantos riscos de ficar obeso na idade adulta.

Não usar açúcar quando deixar de dar mama e começar a dar papinhas.

Usar criatividade na cozinha, criar uma ementa variada, saudável e equilibrado para seu filho e ensine-o a comer em horários pré-determinados.

Não proibir nenhum alimento na alimentação do seu filho. Defina os dias para aqueles que não são muito saudáveis e estabeleça a quantidade a ser servida, deixando claro que é melhor comer um pouco do que não comer nada.

Separar os alimentos e dividir para vários dias em vez de dar o pacote inteiro de bolacha recheada para a criança, separe uma quantidade, mostre a ela e faça-a entender que ela só terá direito a esta porção. E, de vez em quando, troque a bolacha recheada pela sem recheio.

Ensinar a criança a saborear os alimentos, o primeiro passo é fazer com que ele mastigue bem os alimentos, facilitando a digestão. Comendo devagar e saboreando melhor os alimentos, pode durar o dobro do tempo.

Mais variedade e menos quantidade, a criança esta a treinar o paladar, então nada melhor do que caprichar na variedade de alimentos na despensa.

Frutas, verduras e legumes desde cedo, deve se, ensinar seu filho a comer esses alimentos desde pequeno, pois, além de serem ricos em vitaminas e minerais, possuem grande quantidade de fibra, importante aliada no processo de emagrecimento ou manutenção do peso, pois facilitam a digestão e dão sensação de saciedade.

Criar bons hábitos alimentares e muito bom, deve-se estabelecer horários para as refeições, tanto para as principais como para os lanches, e não deixe que a criança fique muitas horas seguidas sem comer. Senão, na próxima refeição ela vai estar cheia de fome e vai comer o dobro do que devia.

3 comentários:

Fátima Campos disse...

Muito pertinente este seu post... no mundo de hoje, é estranho como nos temos que preocupar ao mesmo tempo com a obesidade e com a fome...
Crianças que se alimentam de um lado do mundo incorrectamente e do outro lado, crianças que simplesmente não têm alimento...

Fátima Campos

Anónimo disse...

Muito bem, tania. Blog actualizado. continua e com sucesso no curso também. :p

beijinhos

Fábio Machuqueiro disse...

Bem ficas com mais um Comment... Bom tema...logo óptima escolha. Tens vindo a recuperar o teu Blog e isso é mesmo muito bom. Blog actualizado é meio caminho andado para um bom Blogue. Espero que o estágio te corra muito bem agora que iniciamos mais uma etapa importante. Tudo de Bom...e já sabes...Força ai!